Jornal Correio Braziliense

Brasil

Crea marca reunião com donos de parques no Rio para falar sobre segurança

Rio de Janeiro - O Conselho Regional de Engenharia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) organizará uma reunião com donos de parques de diversão no estado na próxima sexta-feira (2), na capital fluminense, para orientar sobre normas de segurança e discutir uma estratégia de fiscalização.

A medida foi anunciada nesta sexta-feira (26/8), durante vistoria em parques na Baixada Fluminense, 12 dias depois que duas pessoas morreram em um acidente no Glória Center, em Vargem Grande, na zona oeste. Para a reunião, também serão convidados representantes de órgãos municipais e do Corpo de Bombeiros.

[SAIBAMAIS]O Crea quer alertar as unidades que funcionam sem alvará e lembrar a importância de avaliações periódicas feitas por engenheiros mecânicos. "Vamos conversar com todos [os donos de parques], os legais e os ilegais. Queremos que esses lugares sejam seguros", disse o presidente da Comissão de Prevenção de Acidentes do Crea, Luiz Antônio Cosenza.

Durante a vistoria na Baixada Fluminense, foram encontradas irregularidades em quase todos os parques. Entre elas, cintos de segurança inadequados, fiação exposta, rachaduras e ferrugem, além de falhas em travas. O órgão recomendou mudanças e sugeriu que brinquedos fossem interditados.

Em um dos parques, o Barilândia, em Duque de Caxias, o Crea encontrou indícios de problemas mais graves e prometeu voltar para uma vistoria mais detalhada, na próxima semana. Os engenheiros dessa unidade também serão convocados para a reunião de sexta-feira.

No primeiro parque vistoriado, o Play Kid, em Nova Iguaçu, a gerente Kátia de Oliveira informou que providenciar rapidamente o reparo das irregularidades encontradas. Segundo a administradora, com a troca do engenheiro responsável, o parque passará mais frequentemente por avaliações.

O antigo engenheiro do Play Kid era o mesmo responsável pelo parque onde ocorreu o acidente em Vargem Grande. Luiz Soares Santiago é acusado de fazer laudos para mais de mil parques no estado sem avaliar o estado dos brinquedos. Ele teve o registro cassado pelo Crea ontem (25).