Jornal Correio Braziliense

Brasil

Governo do Rio promove feira de artesanato na região da serrana

Rio de Janeiro - Em mais uma ação pela recuperação da região serrana fluminense, devastada por uma enxurrada que completa nesta segunda-feira (11/7) seis meses, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedeis) promove no período de 15 a 17 deste mês o evento Artesanato na Serra, no Parque de Exposições de Itaipava, em Petrópolis.

A subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, disse hoje (11) à Agência Brasil que o foco é o artesanato dos municípios afetados pela tragédia, aproveitando o inverno, período em que há maior número de turistas nos municípios, para gerar renda para os moradores. ;A ideia é incrementar o turismo da região mas sobretudo aumentar a venda dos artesãos locais.;

Estarão reunidos trabalhos de grupos que representam mais de 600 artesãos da serra do estado do Rio de Janeiro. ;Vai ter um apanhado bem interessante, com produtos de trabalhos manuais que vão do bordado à palha. Tem muita criatividade;, disse Dulce.

A Sedeis pretende incorporar o evento Artesanato na Serra ao calendário de feiras promovidas pelo governo fluminense para comercialização no Rio de Janeiro e em outros estados das peças fabricadas por artesãos das diversas regiões fluminenses.

A mostra conta com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. ;O ministério disponibilizou o apoio à infraestrutura. Essa é a primeira ação com o ministério voltada para o artesanato do Rio de Janeiro;, disse a subsecretária.

Todos os produtos artesanais terão o selo ;Feito na Serra Carioca;, que objetiva fomentar o comércio solidário na região e contribuir para reerguer a economia dos sete municípios afetados pela catástrofe de janeiro (Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Bom Jardim, Sumidouro). O selo tem por slogan Quem, compra, ajuda a reconstruir.