Jornal Correio Braziliense

Brasil

Granada é encontrada em lixeira de condomínio em Belo Horizonte (MG)

Uma granada de uso restrito das Forças Armadas foi encontrada dentro de um condomínio residencial no Bairro Horto, Região Leste de Belo Horizonte (MG), na tarde desta sexta-feira (24). Moradores do prédio acompanharam apreensivos a ação do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) para desativar o artefato.

De acordo com o capitão Alexandre Xavier de Oliveira, por volta de 16h, um funcionário de serviços gerais do condomínio encontrou, dentro de uma lixeira, um caixote com a granada. O trabalhador reconheceu o artefato e acionou imediatamente a Polícia Militar (PM).

Um equipe de oito militares do Gate foi até o condomínio na Avenida Gustavo da Silveira para recolher o artefato. ;Nós identificamos o objeto que é uma granada auto explosiva/ofensiva /defensiva de uso restrito. Isolamos a área e desmantelamos o artefato;, afirma o militar. A operação seguiu protocolos de isolamento da área. A granada estava numa área de jardim e população foi orientada a ficar atrás de um cordão de isolamento a cerca de 70 metros da bomba.

Segundo Oliveira, não foi possível identificar quem abandonou o artefato na lixeira. "Esse tipo de explosivo é muito raro de ser encontrado;, disse o capitão. Depois da operação do Gate, a granada foi levada pela PM para delegacia onde será registrada a ocorrência.