Uma granada de uso restrito das Forças Armadas foi encontrada dentro de um condomínio residencial no Bairro Horto, Região Leste de Belo Horizonte (MG), na tarde desta sexta-feira (24). Moradores do prédio acompanharam apreensivos a ação do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) para desativar o artefato.
De acordo com o capitão Alexandre Xavier de Oliveira, por volta de 16h, um funcionário de serviços gerais do condomínio encontrou, dentro de uma lixeira, um caixote com a granada. O trabalhador reconheceu o artefato e acionou imediatamente a Polícia Militar (PM).
Um equipe de oito militares do Gate foi até o condomínio na Avenida Gustavo da Silveira para recolher o artefato. ;Nós identificamos o objeto que é uma granada auto explosiva/ofensiva /defensiva de uso restrito. Isolamos a área e desmantelamos o artefato;, afirma o militar. A operação seguiu protocolos de isolamento da área. A granada estava numa área de jardim e população foi orientada a ficar atrás de um cordão de isolamento a cerca de 70 metros da bomba.
Segundo Oliveira, não foi possível identificar quem abandonou o artefato na lixeira. "Esse tipo de explosivo é muito raro de ser encontrado;, disse o capitão. Depois da operação do Gate, a granada foi levada pela PM para delegacia onde será registrada a ocorrência.