Curitiba ; O inverno começa nesta terça-feira (21/6) com previsão de temperaturas elevadas em toda a Região Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem chegar a 28 graus Celsius (;C). A mínima deve ser 8;C. Devem ocorrer pancadas de chuvas forte e trovoadas no norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
No Paraná, o ar seco e quente deixa o tempo estável e contribui para que faça calor, mostra boletim do serviço de meteorologia do estado (Simepar). Segundo a meteorologista Ana Beatriz, as temperaturas estão mais elevadas nas regiões oeste e norte do estado e mais baixas nos Campos Gerais, no centro e no sul. Porém, as mínimas registradas nessas regiões não foram inferiores a 8;C.
O boletim de previsão climática para o inverno de 2011, divulgado pelo Simepar, confirma os meses de julho e agosto como os mais secos do ano. A partir de setembro, as chuvas no Paraná começam a sofrer alterações, com o desenvolvimento de áreas de instabilidade associadas ao aquecimento mais intenso entre o Centro-Oeste brasileiro e o Paraguai.
Durante o inverno no estado, será normal a chegada de massas de ar com característica fria após a passagem de frentes frias, que ocasionarão quedas acentuadas nas temperaturas. Também será normal a ocorrência de geadas nas regiões mais altas do Paraná (áreas dos municípios de Palmas, Guarapuava e Inácio Martins).
A recomendação do instituto de meteorologia aos paranaenses, principalmente os agricultores, é que acompanhem as previsões de tempo diárias sobre a possibilidade de ocorrência de geadas. Os nevoeiros também são típicos no inverno.