São Paulo ; O Ministério da Cultura lançou nesta quarta-feira (15/6) o Circuito Nacional de Feiras de Livro, pacote de medidas de incentivo a esse tipo de evento. A principal novidade é que, a partir de agora, o patrocínio feito por meio da Lei Rouanet poderá ser totalmente descontado do Imposto de Renda. A estimativa chega a R$ 35 milhões. Além disso, os organizadores dos eventos literários poderão receber apoio financeiro do Fundo Nacional de Cultura.
O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, acredita que com os incentivos o número de feiras do livro no país dobre nos próximos dois anos. Anualmente são realizados 75 desses eventos, com uma visitação de cerca de 10 milhões de crianças e adultos e fechado negócios da ordem de R$ 100 milhões.
Amorim destacou a importância da cooperação com o setor privado para que esse tipo de negócio, por meio de feiras do livro, obtenha sucesso. ;A iniciativa privada tem um papel importante na organização e para custear as feira de livro no país;.
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, ressaltou a importância dos executivos municipais e estaduais nesse processo. Segundo ela, são as administrações locais que conhecem melhor a realidade de cada região. ;A gente não tem como saber como pensa cada canto do Brasil;.