Brasília - O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL), registra funcionamento normal na manhã de hoje (12). O terminal voltou a atividade na noite desta quarta-feira (11/5) após ter pousos e decolagens suspensos durante todo o dia, em função da paralisação dos bombeiros militares. Para normalizar as atividades, eles foram substituídos por militares da Brigada de Incêndio da Bahia, de Sergipe e Pernambuco.
O acordo da categoria é que a greve dure dois dias no estado. O prazo termina às 19h desta quinta-feira (12/5), porém, segundo o vice-presidente da Associação dos Cabos e Soldados do Estado de Alagoas, Roger Tenório, os oficiais só voltam ao trabalho às 7h de amanhã (13/5). Os bombeiros de Alagoas querem reajuste de 5,91% nos salários, referente a 2007. E reclamam das condições de trabalho.
Segundo o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em Alagoas, Adilson Pereira, os voos foram remarcados pelas empresas aéreas para esta quinta-feira.
De acordo com Roger Tenório, os bombeiros mantêm 30% do contingente de plantão, mas a prioridade são os atendimentos de emergência, o que exclui o aeroporto. ;Há uma desvalorização social e financeira aqui;, destaca.
Em dias normais, segundo a Infraero, 14 bombeiros especializados no combate a incêndios em aeródromos ficam de plantão no aeroporto.
Amanhã (13) às 15h, haverá uma assembleia da categoria com a participação de todos os órgãos estaduais para definir a situação dos bombeiros em Alagoas.