Oito pessoas foram presas suspeitas de fraudar o recolhimento de recursos da prefeitura de Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo. Desses presos, três são vereadores e pelo menos quatro são funcionários ou ex-funcionários municipais.
Todas as prisões foram feitas na terça-feira (3/5) e nesta quarta-feira (4/5). Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, as ações fazem parte de uma operação deflagrada pela Polícia Civil. Ao todo, 11 mandados de prisão temporária foram emitidos pela Justiça e estão sendo cumpridos. Até o fim da manhã, três suspeitos ainda estavam sendo procurados.
Segundo a prefeitura de Taboão da Serra, todos os presos são suspeitos de alterar de forma ilegal débitos de empresas e contribuintes com o município. O valor de impostos devidos à prefeitura era reduzido para beneficiar os devedores.
O esquema está sendo investigado desde 2005. A prefeitura estima que, só nos três primeiros meses deste ano, o total desviado dos cofres públicos chegue a R$ 1 milhão.