Paris - Uma tentativa de resgate dos corpos dos passageiros do voo Rio-Paris da Air France submersos no Atlântico desde 2009, será efetuada em um prazo "de 24 a 48 horas", indicou uma fonte ligada às buscas.
A fonte se mantém, no entanto, muito prudente sobre os resultados desta operação, que será realizada pelos militares. Lembrou principalmente que os corpos das vítimas da catástrofe aérea passaram muito tempo submersos.
As causas do acidente com o Airbus A330, no qual morreram 228 pessoas podem ser esclarecidas após a análise das duas caixas-pretas recuperadas domingo e segunda-feira.
A ministra dos Transportes da França, Nathalie Kosciusko-Morizet, havia anunciado que "a fase de retirada do avião poderá ser iniciada dentro de três semanas, um mês", assim como o "resgate dos corpos".
"O problema dos corpos é um pouco espinhoso. Há um aspecto traumatizante, não sabemos em que estado estão", disse Robert Soulas, vice-presidente da associação francesa das famílias de vítimas Ajuda Mútua e Solidariedade AF447.
"É muito estimulante para nós que estávamos sem notícias e ainda tínhamos esperança de encontrar os corpos. Vamos poder enfim enterrá-los", afirmou, por sua vez, o brasileiro Nelson Marinho, presidente da Associação das Famílias das Vítimas do Voo AF447 Rio-Paris.