Começou neste domingo (1;/5), em todo o Maranhão, a primeira etapa da campanha de Vacinação contra Febre Aftosa. A campanha será lançada oficialmente nesta terça-feira (3) pela Secretária de Estado de Agropecuária. Devem vacinar seus rebanhos todos os criadores de bovinos e bubalinos.
Em Caxias, a campanha também adere ao calendário estadual. Segundo dados da Agência de Defesa de Agropecuária-AGED, a Regional de Caxias, que abrange nove municípios, possui atualmente 156 mil cabeças de gado. No mesmo período do ano passado, o órgão conseguiu vacinar 97% do rebanho.
Durante todo o mês, agentes da AGED visitarão as propriedades, principalmente as ares mais remotas, explicando aos criadores a importância de vacinar e os prazos estabelecidos pelo órgão.
Além de vacinar, o criador deve também comprovar a vacinação na AGED, por meio da nota fiscal da vacina. O criador que deixar de vacinar seu animal pode pegar multa, que corresponde a 5 reais por cabeça não vacinada e ainda 200 reais por não comprovação.