Uma onda de vandalismo está assustando passageiros, cobradores e motoristas de ônibus da capital e Região Metropolitana. Outro incêndio criminoso danificou um ônibus, na noite desta quarta-feira, no Bairro São Luiz, na Região da Pampulha em Belo Horizonte. De acordo com militares do 34; Batalhão da Polícia Militar, dois homens obrigaram o motorista e cobrador a descerem do veículo e, em seguida jogaram gasolina no painel do ônibus e atearam fogo.
Este já é o quarto incêndio à coletivo em menos de uma semana em BH e Região Metropolitana. Também na noite desta quarta-feira, em Vespasiano, dois homens invadiram um coletivo, no Bairro Gávea, e atearam fogo no veículo. Segundo o motorista, o carro estava parado no ponto final, quando os suspeitos chegaram armados e disfarçados com touca ninja.
Nessa terça-feira, em Contagem, cerca de 10 homens armados com pedaços de madeiras, pedras e facas, invadiram um ônibus e colocaram fogo no veículo. E na segunda-feira, em Ribeirão das Neves, um coletivo da linha 1200 foi incendiado na presença de várias pessoas.
Há suspeita de que este crimes de vandalismo podem estar sendo comandados por detendo da Penitenciária Nelson Hungria. Os presos estariam insatisfeitos com uma operação da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) para recolher materiais irregulares no local. A PM não confirma a hipótese, mas admite semelhanças entre as ocorrência, pois em nenhum dos casos teve roubo ou feridos.