Jornal Correio Braziliense

Brasil

Exército pode instalar pontes metálicas provisórias na BR-381

Belo horizonte - Uma equipe do Exército chega a Belo Horizonte na tarde desta terça-feira (26/4) para avaliar a possibilidade de instalar duas pontes metálicas ao lado do acesso que cedeu no Rio das Velhas, no limite de Belo Horizonte e Sabará, região metropolitana. Os técnicos vão analisar se essa medida paliativa é viável para atender ao fluxo de veículos na BR-381. A possível solução foi anunciada pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Minas Gerais, Sebastião Donizete de Souza, em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira.

As duas pontes metálicas são pré-moldadas e seriam instaladas ao lado da que desmoronou. Cada uma delas atenderia à demanda de um dos sentidos da rodovia. Sobre a via de metal é possível passar apenas um veículo por vez, o que liberaria precariamente o trânsito na estrada. Caso seja adotada a medida como solução imediata, as estruturas podem ser instaladas em no máximo 15 dias. Seria necessária apenas a construção de cabeceiras nas entradas e saídas das futuras pontes.

Depois desse prazo, o trânsito já seria liberado no local, sem restrições nem mesmo para veículos pesados. O Dnit afirma que já tem sete pontes como essas servindo de solução paliativa em outros estados do Brasil. Se as vias metálicas forem colocadas, o Dnit ganhará tempo para elaborar o estudo e contratar uma empresa para fazer as obras na ponte sobre o Rio das Velhas.