Jornal Correio Braziliense

Brasil

Deputados defendem educação de qualidade para população indígena

A Câmara se reuniu nesta terça-feira (19/4) em sessão solene para comemorar o Dia do Índio. Com o plenário lotado de indígenas de diversas etnias, os deputados discursaram lembrando as conquistas e também as reivindicações dos índios.

;Os povos indígenas querem uma educação diferente, específica;, disse a deputada Professora Dorinha Seabra Resende (DEM-TO). ;Mas não uma educação de segunda linha, e sim, uma educação com professores formados, escolas com prédios públicos adequados à realidade. Eles não querem estudar a vida inteira embaixo de árvores;, acrescentou.

O deputado João Campos (PSDB-GO) também lembrou que a educação é fundamental aos povos indígenas. ;A alfabetização e o ensino da língua portuguesa não representam interferência na cultura indígena. São instrumentos que levam o índio à busca da autonomia.;

A deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP) pediu atenção à questão da violência contra a mulher indígena. ;Precisamos combater claramente essa violência.;

Além da sessão solene, a Câmara faz, à tarde, o relançamento da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas. O objetivo é incentivar ações em defesa e da valorização da cultura e a promoção de políticas públicas em defesa da cultura dos povos indígenas. O grupo será presidido pelo deputado Ságuas Moraes (PT-MT).