Artesãos das oito regiões fluminenses está participando da Feira do Turismo do Brazil International Tourism Exchange (Brite), maior evento de turismo receptivo da América Latina e que está acontecendo no Píer Mauá, na região da zona portuária da cidade. Os artesãos integram o Programa do Artesanato do Rio de Janeiro.
O estado do Rio começa a se destacar na área do artesanato, consolidando uma identidade em segmentos como o bordado e trabalhos com fibras naturais, no caso a fibra de bananeira e da taboa.
Os bordados dos municípios de Paraíba do Sul, Porciúncula, Itaperuna, Natividade e Rio das Flores já são referências no estado. ;Como ele [o programa] está na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, tem essa face de fazer com que o artesanato seja suficientemente rentável para aqueles que dele queiram viver;, disse à Agência Brasil o superintendente de Projetos Especiais da secretaria, Augusto Cardoso.
Atualmente, existem 3,9 mil artesãos cadastrados pelo Programa de Artesanato do Rio de Janeiro. A estimativa, porém, é que o número de artesãos no estado se aproxime dos 15 mil. De acordo com dados da Secretaria do Desenvolvimento da Produção, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o artesanato envolve no Brasil 8,5 milhões de pessoas, que movimentam em torno de R$ 30 bilhões por ano.
;O grande esforço da secretaria é gerar uma atividade rentável para as pessoas que não têm acesso ao emprego formal, ou para aqueles que, por vontade própria, preferem se dedicar a uma atividade quase lúdica, e fazer disso um meio de vida;, afirmou Cardoso.
A participação dos artesãos fluminenses no Brite objetiva tornar o artesanato conhecido pelos turistas nacionais e estrangeiros, servindo como alavanca para o crescimento do turismo nos municípios. ;É uma vitrine. Em função dela, o resultado será de benefício para todos os demais artesãos;.
A Feira do Turismo do Brite deverá atrair um público de 50 mil pessoas. Todos os estados estão representados no evento, apresentando as melhores opções turísticas, além de serviços, artesanato, gastronomia e manifestações culturais.