Jornal Correio Braziliense

Brasil

Países que integram a Amazônia discutem a proteção dos povos indígenas

A Fundação Nacional do Índio (Funai) apresentará hoje (13), no 1; Encontro de Diretores Gerais de Assuntos Indígenas da Região Amazônica, proposta de cooperação na área de definição de terras indígenas entre os países que compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazônia (OTCA).

O encontro é promovido pela OTCA e tem representantes da Bolívia, Colômbia, do Suriname, da Venezuela, do Equador, da Guiana, do Peru e Brasil. No encontro, eles vão trocar experiências de como cada país garante a proteção do território e da comunidade indígena na região amazônica.

O objetivo da reunião é aproximar os países, potencializando os resultados das ações da organização para a preservação da Amazônia e, principalmente, fortalecer as políticas publicas de promoção e proteção dos povos indígenas.

Para o presidente da Funai, Márcio Meira, esse intercâmbio é importante porque, assim, se discute não só as ações concretas na proteção das terras indígenas na Amazônia brasileira, mas dos outros países também. ;O Brasil sozinho não dará conta de desenvolver a região e, ao mesmo tempo, proteger do ponto de vista ambiental e cultural;, afirmou.

Na reunião, os países vão compartilhar as peculiaridades de cada região e como cada um resolve os problemas. Para o secretário-geral da OTCA, embaixador Alejandro Gordillo, o importante é conhecer as diferenças. ;É uma forma de harmonizar nossas relações e políticas sobre a Amazônia;.