O Ministério da Saúde autorizou a liberação de R$ 3,8 milhões anuais para o fortalecimento da rede de urgência e emergência em quatro estados ; São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Espírito Santo.
Os recursos vão servir para o custeio de uma central de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de cinco ambulâncias no município de São Sebastião (SP); uma em Aripuana (MT); uma em Januária (MG); e de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em Guarapari (ES).
De acordo com o ministério, a rede de atendimento de urgências no Brasil é uma responsabilidade do governo federal, de forma integrada com estados e municípios.
Com as centrais de regulação do Samu, quando uma ambulância do programa é enviada para o atendimento, os profissionais de saúde já sabem para onde levarão o paciente. O objetivo, segundo a pasta, é diminuir as filas nos pronto-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAs ou em unidades básicas de saúde sejam encaminhados para as unidades hospitalares.