Jornal Correio Braziliense

Brasil

Celso Lacerda assume presidência do Incra e promete gastar menos

Prometendo implantar ;uma gestão nos padrões da iniciativa privada, gastando menos e produzindo mais;, assumiu na tarde de hoje (29) a presidência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o engenheiro agrônomo Celso Lacerda. Segundo ele é necessário desenvolver novas ferramentas de controle, como o aprimoramento da informatização dos sistemas da instituição para ;ter um controle mais eficiente, mais rápido e mais rigoroso dos recursos aplicados;.

O novo presidente do Incra disse que já foi um grande crítico do programa de distribuição de terras praticado no Brasil há alguns anos, onde, segundo ele, ;se criava um projeto de assentamento e nem sequer davam estrutura básica;, como escola, moradia e saneamento. Para Lacerda, isso vem mudando desde o governo Lula, mas ainda é preciso mudanças, como uma assistência técnica mais atuante.

;Queremos mudar o modelo tecnológico de produção dentro dos assentamentos [mais de 8 mil em todo o país] para que eles sejam viáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental. Isso se faz com assistência técnica e técnicos, inclusive, que a gente não tem em número suficiente;.

Lacerda adiantou que o Incra terá mudança de atuação voltada para regiões onde há ;extrema pobreza;, uma das prioridades de governo. ;A principal região hoje é o semiárido nordestino, que tem uma condição muito pobre e regiões pontuais como, por exemplo, o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais;.

Antes de assumir a presidência do órgão, Lacerda, de 48 anos, nascido em Tupã (SP), foi diretor de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do Incra, cargo assumido em 2008. Foi secretário municipal de agricultura de Ponta Grossa (PR), onde se formou em agronomia e matemática pela Universidade de Ponta Grossa e fez especialização em economia agroindustrial. Em 2003, assumiu a Superintendência Regional do Incra no Paraná. Durante 23 anos atuou em cooperativas, prestando assistência técnica em assentamentos do interior paranaense.

O ex-presidente do Incra, Rolf Hackbart, será assessor especial no ministério da Ciência e Tecnologia.