Jornal Correio Braziliense

Brasil

Fantasia de Shrek em casamento no RS faz diocese rever regras sobre trajes

A repercussão do casamento inspirado no filme Shrek, realizado em Garibaldi, motivou a Diocese de Caxias do Sul a estudar novas orientações quanto aos trajes utilizados em cerimônias matrimoniais.

Vestidos de Shrek e Fiona, o casal Denise Flores, 30 anos, Marcelo Basso, 39 anos, abriram a discussão na Igreja Católica sobre o que deve ou não ser permitido nas cerimônias religiosas.

Atualmente não há normas claras na instituição que diga com que traje é permitido se casar. A cerimônia realizada no último dia 12 deve fazer que as vestimentas entrem nas normas da diocese de Caxias do Sul.

De acordo com o coordenador diocesano da pastoral local, padre Gilmar Paulo Marchesini, até o casamento temático de Garibaldi, a diocese não havia pensado em restrições quanto aos trajes. Mesmo sem as regras formalizadas, a Diocese publicou nota assinada pelo bispo Dom Paulo Moretto, desaprovando o casamento temático.

No último dia 15, uma assembleia do clero da diocese de Caxias do Sul decidiu que deve encaminhar novas orientações de postura para as cerimônias, e os trajes podem ser contemplados.

; Não há necessidade de que a noiva esteja de branco ou o noivo de terno e gravata, mas deve haver cuidado para que o uso das roupas não cause constrangimentos ; pondera Marchesini.

Conforme o secretário-executivo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Rio Grande do Sul, padre Tarcísio Rech, a CNBB também não determina regras às condutas dos cristãos no país.

; A responsabilidade sobre as normas são da diocese, baseadas no Código de Direito Canônico ; afirma Rech.

Depois da publicação da reportagem sobre o casamento em Zero Hora, o dia foi atípico na casa da cabeleireira Denise Flores, 30 anos, e do empresário Marcelo Basso, 39 anos, em Garibaldi.

Os irmãos gêmeos de Denise, Daniel e Guilherme, 20 anos, tornaram-se secretários improvisados do casal. São eles que agora atendem aos celulares, marcam entrevistas e dizem como está sendo a repercussão.

Entenda o caso

; No dia 12 de março, a cabeleireira Denise Flores e o empresário Marcelo Basso (foto) casaram-se na Igreja Matriz de Garibaldi vestidos de Fiona e Shrek, na versão clássica.
; Os cerca de 600 convidados também estavam vestidos de personagens do filme ou de contos infantis. Apesar dos trajes, que remetem ao estilo medieval, o ritual do casamento foi o tradicional da Igreja Católica
; O casamento foi atração na cidade, e a cerimônia acabou atraindo cerca de 2 mil pessoas, curiosas para ver a inusitada cerimônia
; Com a repercussão, a diocese de Caxias do Sul, responsável pela paróquia de Garibaldi recebeu e-mails de cristãos reprovando a liberação da cerimônia temática e acabou decidido estudar novas regras para o que pode ou não ser usado pelos noivos
; No dia 17 de março, o bispo Dom Paulo Moretto publicou nota oficial no site da diocese de Caxias do Sul desaprovando o casamento por não seguir o estilo, a santidade e seriedade da celebração.