Jornal Correio Braziliense

Brasil

Depois da tragédia das chuvas, Petrópolis prepara festa de aniversário

Promover uma grande festa para comemorar os 168 anos de Petrópolis, na região serrana do estado do Rio, foi a forma encontrada pelo governo do estado e pela prefeitura municipal para resgatar a atividade turística no município, prejudicada pelas chuvas de janeiro.

Na proxima quarta-feira (16), a cidade serrana receberá, no Parque de Exposições de Itaipava, o corpo artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para apresentações de orquestra, balé e ópera. Em um palco montado com as mesmas condições técnicas do teatro carioca, o público vai assistir a trechos das óperas Carmen, de Bizet, e La Traviatta, de Verdi, e o espetáculo de balé Nascimento Novo, com músicas de Milton Nascimento e coreografia de David Parsons. Um show da cantora Maria Rita encerrará as comemorações do aniversário de Petrópolis.

De acordo com a secretária Adriana Rattes, outras ações estão sendo planejadas na área cultural, dentro dos projetos de reconstrução das cidades serranas. ;Estamos discutindo a implantação de grandes equipamentos de cultura, como uma biblioteca, além de programas culturais voltados para a inclusão das pessoas desabrigadas, principalmente as crianças que perderam tudo;, disse.

O vice-governador, Luiz Fernando Pezão, afirmou que, além das obras de recuperação das áreas destruídas pela catástrofe, o governo fluminense vai apoiar todo tipo de ação que contribua para o desenvolvimento econômico dos municípios da região serrana. Haverá programação cultural especial nos aniversários de cada uma das cidades atingidas pelas chuvas e iniciativas para explorar o potencial turístico da região.

"Temos certeza de que esses municípios vão se reerguer o mais rápido possível. A expectativa é que, em três ou quatro meses, consigamos recuperar plenamente o turismo na região;, disse Pezão.