Depois de visitar São Lourenço do Sul (RS) na manhã desta quarta-feira (16/3), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, prometeu ajuda financeira para a reconstrução do muncípio. O valor exato ainda não foi definido, mas ele afirmou que deve girar em torno de R$ 15 milhões.
Segundo Coelho, os recursos devem ser repassados ao município até o final da próxima semana. Esse dinheiro deverá ser empregado na reconstrução estrutural da cidade. "Depois de homologar o decreto de situação de emergência, o repasse é rápido. Até o fim da próxima semana acredito que os recursos já estarão depositados na conta do governo do Estado", explicou.
Saiba mais
O prefeito em exercício de São Lourenço do Sul decretou estado de calamidade pública. Exército, Marinha e Aeronáutica enviaram reforços às equipes. Diversos órgãos e entidades organizaram centrais para recolhimento de donativos.
Além dos danos em moradias, a infraestrutura viária foi danificada, com quedas de pontes na BR-116, o que deixa áreas isoladas.
A chuva forte começou ainda na tarde de quarta-feira. Durante a noite os problemas se intensificaram, deixando moradores ilhados.
A prefeitura chegou a acionar um carro de som, que por volta das 2h da madrugada cruzou pelas ruas da cidade alertando sobre o risco da enxurrada.
Além de São Lourenço do Sul, as cidades de Turuçu, Rio Grande e Pelotas também tiveram problemas com a chuva.