Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a ideia é que as pessoas vejam peças com a arte da campanha que, este ano, tem o conceito: ;Tem coisas que não dá para fingir que não vê. Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime. Denuncie. A bola está com você;. A campanha também contará com ações em rádio, televisão e mídia impressa.
Segundo o ministério, os aeroportos de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Natal, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória contarão com cartazes da campanha nacional.
O símbolo da campanha deste ano é uma grande bola amarela, pintada com bolas mais claras e um borrão vermelho, representando a sociedade em torno do problema que precisa ser enfrentado por toda a sociedade. De acordo com o ministério, é preciso ação conjunta para reduzir a incidência ; que aumenta em períodos festivos ; de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.
Para fazer denúncias, basta ligar para o Disque Direitos Humanos (Disque 100), serviço gratuito que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. As denúncias também podem ser feitas pelo site
ou pelo endereço eletrônico disquedenuncia@sedh.gov.br.
Segundo o ministério, entre maio de 2003 e dezembro de 2010, o Disque 100 já fez cerca de 2,5 milhões atendimentos e encaminhou mais de 145 mil denúncias de todo o país, atendendo 89% dos municípios brasileiros.