Jornal Correio Braziliense

Brasil

BH registra 484 ocorrências de raios durante temporal de segunda-feira

A chuva que atingiu a Belo Horizonte e Região Metropolitana, causou transtornos à população, deixou muita gente sem luz e assustou por causa das descargas elétricas. Segundo a Cemig, somente na segunda-feira 484 raios atingiram a Grande BH. Na capital foram 59 ocorrências em apenas meia hora. O número é elevado e deixa um alerta para proteção conta os prejuízos que os raios deixam. Eles podem passar por antenas de TV, torres, árvores, varais, redes telefônicas e cercas de arame, quando não são seccionados e aterrados e causar danos equipamentos e instalações elétricas. Alguns cuidados podem evitar o efeito dos raios, como a proteção de prédios com o uso de para-raios.

Ainda de acordo com a Cemig, choveu 20 milímetros no intervalo de uma hora, o que é corresponde a 10% das precipitações previstas para o mês de fevereiro. A velocidade dos ventos chegou 81 km/h deixando um rastro de estragos pelas ruas. As regiões mais afetadas com a falta de energia elétrica foram Centro-Sul, com destaque par os bairros Barro Preto, Carmo, Sion, Cruzeiro, Santo Antônio, Serra, regiões do Barreiro e Pampulha. Na Grande BH, Nova Nova Lima, Contagem (Eldorado) e Sabará foram castigadas pelo efeito da chuva. Nessa última cidade quedas de árvores e fios partidos deixaram a população no escuro.

Nesta terça-feira, 350 profissionais da Cemig trabalham para restabelecer a energia nos locais afetados e o abastecimento será normalizado durante o dia com prazo máximo para 18h. A falta de luz nesta manhã está pulverizada, em várias regiões técnicos fazem as intervenções. De acordo com a Cemig, as causas da falta de luz foram os fortes vento e raios. Muitos objetos e árvores caíram na rede elétrica interrompendo o fornecimento de energia.

De acordo com a Defesa Civil, foram registradas 28 ocorrências decorrentes das chuvas. Entre elas estão quedas de árvores, erosão, trinca em paredes, desabamento parcial de arrimo e deslizamento de encosta. Não houve vítimas.