Menos de seis horas depois de ver o fogo consumir um pavimento inteiro do Café Colonial Bela Vista, um dos mais tradicionais de Gramado, na Serra, o sócio-proprietário do estabelecimento já planejava a reconstrução da casa, fundada em 1972.
Às 4h desta quinta-feira, André César Caliari montava uma força-tarefa para garantir até julho deste ano a reabertura do ponto, localizado na Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela.
; Infelizmente, tivemos uma grande perda. Tanto para nós quanto para o município ; lamentou.
O incêndio ocorreu por volta das 23h de quarta-feira, 30 minutos depois dos últimos clientes da noite deixarem o café. As chamas destruíram justamente o andar destinado para o atendimento.
; Estamos muito tristes. Mas, pelo menos, não houve feridos. Já tínhamos encerrado o expediente ; declarou o dono.
O estabelecimento pretende utilizar registros fotográficos do casarão de madeira para reergue-lo sob o mesmo estilo arquitetônico. Em meados de julho, mês que concentra o maior número de turistas na região, Caliari quer voltar a servir a culinária herdada dos colonizadores alemães e italianos.
; Faremos um grande levantamento dos registros que temos para reconstruir o café com o estilo mais próximo do original. Até lá, os clientes podem ir a nossa outra casa, também situada na Avenida das Hortênsias, em Gramado.
Pane elétrica pode ter causado incêndio
Apesar do laudo da perícia ainda não estar concluído, a principal suspeita da causa do incêndio é uma pane elétrica. De acordo com o sócio-proprietário, as chamas começaram da parte de cima do restaurante.
; Pelo que se conjuntura até agora, foi uma pane elétrica. O fogo começou de cima, e não do andar de baixo, onde ficam os fogões, fornos e frigideiras ; disse.
O Corpo de Bombeiros de Gramado trabalha com a mesma hipótese. Quatro caminhões foram usados para combater as chamas ; dois de Canela, um de Gramado e um de Nova Petrópolis.
O Café Colonial Bela Vista se intitula como pioneiro no Brasil no ramo.