Jornal Correio Braziliense

Brasil

Chefe da Polícia Civil do Rio deixa o cargo após operação da PF

A Secretária de Estado de Segurança do Rio de Janeiro divulgou nota oficial nesta terça-feira (15/2) que o chefe da Polícia Civil do Rio, Allan Turnowski, deixou o cargo nesta terça-feira. A saída do delegado foi definida em reunião com o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

Segundo a nota, os dois concluíram que a saída de Turnowski era a mais adequada para "preservar o bom funcionamento das instituições". A saída de Turnowski acontece dias depois da Operação Guilhotina, que prendeu dezenas de policiais e informantes acusados de oferecer proteção a traficantes e vender armas e drogas a bandidos no Rio de Janeiro.O principal preso na operação, o delegado Carlos Oliveira, foi subchefe de Polícia Civil e é apontado como braço-direito de Turnowski.

Ontem, Turnowski decidiu fechar a Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Draco) onde foi realizada uma varredura para investigar indícios de irregularidades em licitações públicas e extorsões de policiais a empresários.Turnowski negou que a devassa tenha sido uma represália à atuação do delegado Claudio Ferraz, responsável pela unidade. Ferraz ajudou a Polícia Federal na Operação Guilhotina.

[SAIBAMAIS]Em nota, Beltrame afirmou que as mudanças da equipe não vão prejudicar o compromisso assumido com a sociedade "que é o de fazer do Rio um lugar cada vez mais seguro".