Jornal Correio Braziliense

Brasil

Já passa de 90 o número de cidades catarinenses em estado de emergência

Subiu para 91 o número de cidades em situação de emergência por causa das chuvas em Santa Catarina. De acordo com o último relatório da Defesa Civil estadual, entraram nesta sexta-feira (4/2) na lista os municípios de Benedito Novo, no Vale do Itajaí, e Santa Cecília, na região serrana do estado.

O estado já registrou seis mortes em decorrência das chuvas. Ao todo, quase 19 mil pessoas foram obrigadas a abandonar as casas e 2 mil estão em abrigos da Defesa Civil, que está prestando auxílio às famílias. Geólogos estão avaliando a situação dos municípios mais afetados pelas chuvas.

A Defesa Civil aguarda a liberação de R$ 30 milhões pelo governo federal para ampliar o atendimento aos desabrigados.

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) divulgou um alerta para a possibilidade de ocorrência, neste sábado (5), de temporais isolados com rajadas de vento e queda de granizo. No domingo (6), com a chegada de uma frente fria ao litoral catarinense, a previsão é de mais chuvas fortes em todo o estado. O tempo instável deve permanecer durante o início da semana que vem.