Brasília - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para esta sexta-feira (28/1) céu parcialmente nublado com pancadas de chuvas, trovoadas e chuvas fortes em áreas isoladas no norte do Rio Grande do Sul. A estiagem ainda domina as regiões sul e sudeste do estado.
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, mais de 55 cidades decretaram situação de emergência por causa das chuvas no norte. Foram contabilizadas 21.866 pessoas desalojadas e 1.862 desabrigadas.
No sul e sudeste, 15 municípios estão em situação de emergência em consequência da estiagem. Mais de 400 mil pessoas sofrem com a seca ou com as chuvas no estado nos últimos dois meses.
Os governos estadual e federal - por meio do ministério da Integração Nacional - liberaram nessa quinta-feira (27) recursos de R$ 20 milhões para atender aos municípios vítimas da estiagem. A liberação do dinheiro foi publicada no Diário Oficial da União. Segundo o governo estadual, o dinheiro vai ser usado em ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços na região.
O MDS explicou que o governo gaúcho aplicará os recursos de acordo com a necessidade dos municípios. Para a construção de cisternas e tratamento da água, serão disponibilizados R$ 12,3 milhões. O dinheiro irá para 26 municípios, que vão construir 6 mil cisternas.
O Programa Cisternas começou em 2003 com a finalidade de garantir à população de baixa renda o acesso à água. A cisterna é construída com placas de cimento, ferro, brita e tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água para ser consumida e usada no preparo de alimentos. Essa quantidade é suficiente para uma família de até cinco pessoas durante um período de oito meses.