Brasília - As fortes chuvas em Santa Catarina levaram a Defesa Civil a decretar situação de emergência em 59 municípios, entre eles, Balneário Barra do Sul, Bom Jardim da Serra, São João do Sul, São Martinho e Santa Rosa do Sul. Até o momento, foram contabilizadas 23.997 pessoas desalojadas, 1.926 desabrigadas e cinco mortes. Os serviços de abastecimento de água e energia elétrica foram danificados. Ao todo, 907.181 pessoas foram afetadas pelas chuvas no estado.
A Defesa Civil do estado distribuiu ontem (25) cestas básicas, água potável, kits de limpeza e colchões para famílias de dez municípios atingidos pelas chuvas. Para amenizar os prejuízos, o governo do estado liberou R$ 460 mil a esses municípios - Araquari, Criciúma, Cocal do Sul, Jaraguá do Sul, Joinville, Imaruí, Maracajá, Mirim Doce, Morro da Fumaça e Nova Veneza.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para o dia de hoje (26) céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas em todo o estado. A temperatura pode variar de 34 graus Celsius (;C) a 14;C.