Jornal Correio Braziliense

Brasil

Defesa Civil permanece em alerta em Santa Catarina

Mesmo com o tempo estável e a previsão de chuva fraca em Santa Catarina, a Defesa Civil permanece em alerta neste domingo. Até esta manhã, os números apontam 684.848 pessoas afetadas pelos temporais que atingem o Estado desde a semana passada.

No total, 49 cidades catarinenses também já foram afetadas pelas chuva. Destas, 28 registraram situação de emergência. Também há 13.674 pessoas desalojadas (pessoas que foram para casas de parentes ou amigos) e 2.014 desabrigados (pessoas que necessitam de abrigo temporário).

Orientações
De acordo com técnicos da Defesa Civil, quem mora em áreas de encosta deve ficar atento a qualquer alteração no solo, inclinação de árvores e postes e surgimento inesperado de pontos com acúmulo de água. É necessário evitar, também, navegar e praticar atividades de pesca, em especial com pequenas e média embarcações.

Em caso de ventos e tempestades, procure abrigos em locais seguros e evite transitar em locais abertos próximos a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados.

Qualquer um destes sinais já deve ser informado ao órgão, pelo 199, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.