Jornal Correio Braziliense

Brasil

Número de mortos na região serrana do Rio chega a 785

Rio de Janeiro ; Subiu para 785 o número de mortos na tragédia da região serrana do Rio, com a enxurrada que atingiu vários municípios na madrugada do dia 12. O balanço é da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado.

Nova Friburgo é o município mais castigado pelo temporal teve até agora com 381 mortos, Teresópolis contabiliza 316 vítimas, Petrópolis tem 66 e Sumidouro 22 mortos.

Petrópolis é a cidade da região serrana com maior número de desalojados: ao todo são 3.600. O município tem ainda 2.800 desabrigados. Nova Friburgo soma 3.220 desalojados e 1.970 desabrigados. O município de Teresópolis tem 960 desalojados e 1.280 desabrigados.

Questão de saúde pública
Vinte e cinco vítimas dos deslizamentos de terra e enchentes na região serrana do Rio de Janeiro foram enterradas nesta sexta-feira (21/1) por determinação do juiz da 2; Vara de Família de Teresópolis, José Ricardo de Aguiar. A maioria (22 pessoas), eram adultos e três, crianças. Segundo ele, o enterro é uma questão humanitária e de saúde pública. Os corpos foram identificados pelo IML, mas não foram reclamados por parentes.

Também por questão de saúde pública, os corpos não identificados foram enterrados após coleta de DNA de cada um deles, o que possibilita comparar, no futuro, os dados dos parentes que forem em busca de informações sobre as vítimas. Esse processo deve acontecer com todas as próximas vítimas encontradas e não identificadas devido ao avançado estado de decomposição dos corpos.

Em entrevista a agências de informação, o juiz disse acreditar que existiam quatro vezes mais soterrados do que os que já foram encontrados e que ao menos 30% deles jamais aparecerão.

* Com informações da Agência Brasil