Um grupo de empresários de Ipatinga, no Vale do Aço (MG), com apoio da Polícia Civil da cidade, conseguiu arrecadar 25 toneladas de donativos para as vítimas da tragédia na região serrana do Rio de Janeiro. Uma carreta com 15 toneladas de produtos ; como leite em pó e macarrão instantâneo, água, roupas e até brinquedos ; seguiu para Teresópolis (RJ) no início da semana.
Outra carreta com 15 toneladas partirá no sábado. Nesta quarta-feira (19/1), três helicópteros de empresas particulares deixaram Belo Horizonte levando parte das doações. As aeronaves também serão usadas na distribuição de mantimentos em áreas de difícil acesso.
A iniciativa da campanha partiu do empresário do ramo de pneus Warley Moura, de 37 anos. Ele conta que no sábado passado acompanhava a tragédia pela televisão e decidiu ajudar as pessoas. Warley pediu apoio a outros empresários, à Polícia Civil e aos pilotos de aeronave Enrico Benedetti e Théo Rohlfs.
O grupo procurou emissoras de rádio e jornais do Vale do Aço, além de caros de som, para anunciar a campanha. Três bases para recolhimento do material foram montadas em duas delegacias e em um clube. "Até famílias humildes estão comovidas com a tragédia e fazendo doações. É muito comovente", disse o delgado Renato Gavião. O Sindicato dos Cegonheiros de Minas Gerais ofereceu duas carretas para o transporte das doações e também ajuda a Cruz Vermelha no transporte de doações.