Jornal Correio Braziliense

Brasil

Pagamento do Bolsa Família será antecipado para mais cinco municípios

Quatro municípios do Rio de Janeiro e um de Minas Gerais devastados pelas chuvas da última semana terão o pagamento do Bolsa Família antecipado, informou nesta terça-feira (18) o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Cinco mil famílias de Areal, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim, além de Cuparaque, em Minas Gerais terão acesso ao benefício ainda nesta terça, doze dias antes do pagamento mensal que acontece de forma escalonada nos últimos dez dias úteis do mês.

Mais cedo, o MDS havia liberado, no primeiro dia de pagamento, os recursos para as famílias de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, no Rio.

O Ministério dá um alerta para os que tiverem perdido o cartão. Eles deverão procurar a prefeitura de sua cidade para receber uma declaração especial e fazer o saque. O Bolsa Família vai pagar de hoje até o dia 31 de janeiro R$ 1,2 bilhão a 12,8 milhões de famílias distribuídas em todos os municípios brasileiros.

Segundo o MDS, a liberação de pagamentos antecipados para os municípios do estado do Rio de Janeiro vai injetar R$ 1,9 milhão nas cidades da região serrana (Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis). Mais de 84,8 mil pessoas de 21,2 mil famílias têm direito ao benefício.

Os demais beneficiários vão ter a liberação do Bolsa Família normalmente, de acordo com o escalonamento de datas, baseado no número final de identificação do cartão.