Jornal Correio Braziliense

Brasil

Minas vai pedir R$ 250 mi ao Governo para reconstruir cidades atingidas

O governador de Minas Gerais Antonio Anastasia (PSDB) anunciou, nesta segunda-feira (17/1), durante reunião para tratar de assuntos relativos às enchentes e problemas causados pelas chuvas intensas no estado, que vai pedir ao governo federal R$ 250 milhões para reconstruir as cidades atingidas em Minas. Hoje o estado tem 82 cidades em situação de emergência.

[SAIBAMAIS]Segundo o governador, o dinheiro será usado para recuperar as cidades e as estradas que também sofreram danos por causa das chuvas. ;A prioridade de investimentos, permanentemente, são obras, por exemplo, de dragagem dos rios, que já fizemos e já ajudou muito a evitar a piora da situação. Mas temos agora a prioridade absoluta de restabelecer as vias de acesso. Inclusive a estrutura urbana das cidades e as casas que foram danificadas;, afirma Antonio Anastasia.

Além da ajuda financeira o Estado também ganhou o apoio das Forças Armadas, que já estão trabalhando em algumas cidades mineiras que ficaram isoladas por causa de quedas de pontes. ;Conversei sexta-feira passada com a presidente Dilma, que se ofereceu para ajuda e solicitei o apoio das Forças Armadas, especialmente, na primeira emergência, que é restabelecer as comunicações. Havia uma cidade que estava isolada, ilhada, a cidade de Alagoa. O exército está fazendo em parceria com o DER-MG um belo trabalho;, disse Anastasia.

Participaram da reunião representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, além de representantes da Copasa, Cemig, Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), BDMG, e DER-MG.