Jornal Correio Braziliense

Brasil

Chávez oferece ajuda ao Brasil por enchentes

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, lamentou nesta sexta-feira a destruição provocada pelas fortes chuvas que atingem o Brasil, e ofereceu "tudo o que estiver ao seu alcance" para ajudar o país. O presidente Chávez "deseja expressar sua solidariedade com o povo e o governo da irmã República Federativa do Brasil, e muito especialmente com os habitantes da região sudeste (...) afetados por fortes chuvas durante os últimos dias", assinalou a chancelaria venezuelana.

"Reafirmamos a disposição do Governo Bolivariano de colaborar em tudo o que estiver ao seu alcance para aliviar a situação no Brasil". Chávez enviou "suas mais sentidas condolências" às famílias das mais de 500 vítimas fatais nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.

"Conhecemos bem os estragos deste tipo de desastre natural (...) porque nosso país enfrenta há semanas uma situação similar, que já deixou perdas humanas e materiais", destacou a chancelaria. No norte da Venezuela, mais de 130 mil pessoas estão afetadas por semanas de fortes chuvas a partir de novembro do ano passado.