;O foco é o combate à ocupação irregular e a prioridade continua sendo o resgate às vítimas;, disse o governador Sérgio Cabral, após sobrevoar Teresópolis e Petrópolis, dois dos municípios mais castigados pelos temporais na região serrana do Rio de Janeiro.
O governador visitou a pé o bairro de Celeme, um dos mais atingidos em Teresópolis. Depois, seguiu para Petrópolis, onde visitou Itaipava, a área mais castigada pela enxurrada no município.
Segundo Cabral, o que aconteceu nos municípios da região serrana foi um desastre natural sem precedentes. ;Agora, é dizer não à ocupação irregular. É um dever dos municípios e do Estado dizer não para impedir que mais vidas sejam perdidas.;
Ele disse ainda que ainda há áreas com risco de deslizamento e que a previsão do tempo para os próximos dias não é tranquilizadora.
O prefeito de Teresópolis, Mário Sedlacek, avaliou que a reconstrução de ruas, pontes, casas e muros de contenção, além de contratação de caminhões, máquinas e de pessoal, custará R$ 600 milhões.
De imediato, Teresópolis receberá aluguel social para 2.500 famílias. A Força Nacional de Segurança enviou ao município 225 homens para ajudar na busca por pessoas com vida e na preservação do patrimônio público.
A cidade receberá ainda 2 toneladas de medicamentos e equipamentos hospitalares para vacinar a população contra as doenças.