Jornal Correio Braziliense

Brasil

Colchões e cobertores são os principais itens para doação aos desabrigados

Rio de Janeiro - Para ajudar os desabrigados e desalojados da região serrana do Rio, vários postos recebem doações de materiais. As equipes de voluntários pedem prioritariamente colchonetes, cobertores, fraldas descartáveis, materiais de limpeza e higiene pessoal.

Em Teresópolis, onde o número de desabrigados pode passar de 2,8 mil, as doações podem ser levadas ao Ginásio Esportivo Pedro Jahara, no centro. Doações em dinheiro são recebidas também no Banco do Brasil. A agência é 0741-2 e a conta corrente, 110000-9.

O município também pede a doação de gelo, recipientes como bandejas e tabuleiros, termômetros e luvas descartáveis. No bairro Caleme, um dos mais atingidos, solicitam apoio de voluntários com lanternas. Quem tiver equipamentos como motosserras também pode ajudar.

Em Petrópolis, onde cerca de mil pessoas estão desabrigadas, a prefeitura prefere doações de água, roupa de cama e banho. Os materiais podem ser entregues na Secretaria de Trabalho e Assistência Social, no centro. No distrito de Itaipava, as doações podem ser feitas no Centro de Cidadania.

Na capital e em outros pontos do estados, os materiais podem ser entregues em 25 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas estradas e nos Batalhões da Polícia Militar. O Grupo Pão de açúcar também receberá donativos em 100 lojas da rede até o dia 26 de janeiro.

A Cruz Vermelha e organização não governamental Viva Rio também iniciaram uma campanha para ajudar a região serrana. As doações podem ser feitas nas sedes das instituições. A Cruz vermelha fica na Praça Cruz Vermelha, no centro do Rio, e a Viva Rio, na Rua do Russel, na Glória.