Jornal Correio Braziliense

Brasil

Representantes do governo visitarão municípios afetados pelas chuvas em MG

João Henrique do Vale

Representantes do governo de Minas vão visitar 13 municípios que sofreram grandes prejuízos e tiveram um número grande de pessoas afetadas por inundações e desabamentos, causados pela chuva. As cidades começam a ser visitadas a partir deste sábado. De acordo com o governo, as visitas tem como objetivo analisar o cenário de cada município.

Durante cinco dias serão visitadas Machado, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Rio Pomba, Ubá, Cataguases, Muriaé, Lajinha, Entre Folhas, Governador Valadares, Goiabeira, Mantena e Resplendor. De acordo com a Defesa Civil, esses locais já foram visitados por técnicos, que fizeram as análises preliminares e levaram ajuda humanitária.

As visitas vão começar no Sul do Estado, já que a região é uma das mais afetadas pela chuva. Em Pouso Alegre será reativado, no 20; Batalhão da Polícia Militar, um depósito avançado para recebimento e estocagem de ajuda humanitária.

A Defesa Civil mantém a orientação à população quanto ao risco de deslizamentos. O grande volume de chuvas que caíram no Estado deixaram o solo saturado e instável, o que aumenta o risco de deslizamentos. Além disso, as pessoas que moram em áreas de riscos devem ter atenção, pois também há o risco de enchentes, desabamentos e alagamentos.

Estado de Emergência

A Defesa Civil registrou mais quatro situações de emergência nessa sexta-feira e o número de municípios com o decreto já chega a 63. A cidade de Divinolândia de Minas, atingida por enxurradas entrou na lista, junto com São Geraldo do Baixo, afetada por vendavais, Espírito Santo do Dourado, onde aconteceram deslizamentos de terra, e Ouro fino, que registrou inundações.

Os números das chuva em Minas Gerais mudam todos os dias e o saldo deixa o Estado em alerta. Já são 108 cidades afetadas pelos temporais. As pessoas atingidas com prejuízos causados pelas águas são 1.189.007 e os mortos confirmados pela Defesa Civil são 16.