As chuvas de verão não deram trégua para o paulistano e desabaram por quase toda a madrugada, deixando ; mais uma vez ; um rastro de tragédia. Um deslizamento matou quatro pessoas da mesma família no município de Jundiaí (foto), a 58km da capital, e 180 casas tiveram de ser interditadas ontem, só na Grande São Paulo, por conta de risco de deslizamentos.
Desde o início do verão, nove pessoas morreram e 11 ficaram feridas em São Paulo em decorrência das fortes chuvas. Na cidade de Atibaia, as fortes chuvas deixaram 103 pessoas desabrigadas. As famílias foram levadas para alojamentos da prefeitura e mais de 300 estão abrigadas nas casas de parentes e amigos. No Rio, a prefeitura da capital fluminense apresentou ontem um estudo feito pela Fundação Instituto de Geotécnica do Município do Rio de Janeiro (Geo-Rio) que apontou que cerca de 18 mil imóveis em 117 comunidades da cidade estão em áreas consideradas de alto risco para a população.
Iniciado após as fortes chuvas de abril de 2010, o mapeamento constatou que 30% dos 13km; vistoriados estão suscetíveis a qualquer tipo de deslizamento de terra. Para o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a cidade, pelas suas características geológicas, sempre sofrerá com os riscos ;Nós investimos mais de R$ 150 milhões em contenção de encostas esse ano e temos um plano de contingência.; (Ullisses Campbell)