Jornal Correio Braziliense

Brasil

Defesa Civil confirma a 16ª morte por causa das chuvas em Minas

A Defesa Civil confirmou, na tarde desta quarta-feira (5/1), a 16; vítima em decorrência das chuvas em Minas Gerais. Trata-se de José Maria da Silva, de 38 anos, que morreu nesta manhã depois que a casa dele desabou em Santa Rita do Sapucaí, na Região Sul de Minas.

De acordo com a Defesa Civil, outras cinco pessoas que estavam na casa ficaram feridas. São elas, Luciana Capole, de 33 anos, Patrícia Capole Soares, de 11, Patrick Douglas Capole, de 12, Damaris Antônio da Silva, de 10, e Daiara Caroline Antônia da Silva, de 12.

[SAIBAMAIS]Segundo o coordenador da Defesa Civil de Santa Rita do Sapucaí, Robledo Antônio de Martha, a estrutura da casa era precária.

Afetados

O saldo deixado pelas chuvas que atingem Minas Gerais mantém o Estado em alerta. Subiu para 51 o número de municípios que decretaram situação de emergência e, de acordo com a Defesa Civil, 81 cidades foram afetadas pelos efeitos trágicos de temporais. São mais 1 milhão de pessoas prejudicadas com danos materiais ou humanos trazidos pelas chuvas. Somente em Belo Horizonte, 953.577 habitantes sofreram de algum forma com os estragos trazidos pelo tempo instável.

O aumento no número de cidades e pessoas atingidas pelas chuvas em Minas levou a Cruz Vermelha Brasileira ; Filial Minas Gerais (CVB-MG) a reforçar o pedido por doações à população. Em alerta junto à Defesa Civil, a Cruz Vermelha precisa, principalmente, de doações de roupas. Também estão sendo aceitos alimentos não perecíveis, água mineral e produtos de higiene.

As doações devem ser entregues na sede da instituição em BH. O atendimento é de segunda a sexta, de 8 às 18h. O endereço é Alameda Ezequiel Dias, 427, Centro. Mais informações pelo telefone (31)32394200.