São Paulo - Instalados nos aeroportos de Congonhas (capital paulista) e Cumbica (Guarulhos), os juizados especiais receberam, ao longo de 2010, 2.578 reclamações. Dessas, 584 (23%) foram solucionadas com acordos. Os juizados também prestaram orientação a 2.198 usuários.
Em Cumbica, foram registradas 2.197 queixas, 498 resolvidas com acordo. No terminal de Congonhas, o juizado recebeu 381 reclamações e firmou 86 acordos.
Nos três primeiros dias do ano, os dois aeroportos contabilizaram 31 queixas, duas solucionadas com acordos. Também foram prestadas orientações a 59 usuários.
Os juizados especiais recebem reclamações relacionadas aos serviços das companhias aéreas . Os principais problemas apontados pelos passageiros são falta de assistência, atrasos e cancelamentos de voos, extravio, violação e furto de bagagem, além de queixas relacionadas a overbooking.
A instalação dos juizados foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por causa do crescente aumento de reclamações relacionadas ao transporte aéreo.