Jornal Correio Braziliense

Brasil

Bope ocupa amanhã mais duas comunidades do Rio para instalação de UPP

Rio de Janeiro - As comunidades dos morros do Quieto e de São João, na zona norte do Rio, serão ocupadas a partir de amanhã (6) pelo Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), como primeiro passo para a implantação de uma nova Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

O anúncio foi feito hoje (5) pelo governador Sérgio Cabral, após participar da inauguração de uma agência bancária na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, zona oeste da cidade. As duas comunidades ficam no outro lado do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, onde uma UPP foi implantada em novembro passado.

Cabral também disse que o Rio terá novas comunidades pacificadas este. Ele, contudo, não quis adiantar quantas e nem os locais onde as UPPs serão implantadas. ;Não posso falar tanto. Aí, vou dar um drible a mais e não posso. Tenho é que cruzar a bola porque o artilheiro é o Beltrame;, afirmou, numa referência ao secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

O Rio já tem 13 UPPs instaladas e o plano do governo do estado é de pacificar 40 comunidades, dominadas por traficantes ou por milicianos, até o fim do segundo mandato de Sergio Cabral.

A agência bancária inaugurada hoje, do Bradesco, é a primeira a ser implantada em uma comunidade pacificada. Com cerca de 60 mil moradores, a Cidade de Deus já tem 470 empresas cadastradas pelo banco.