Jornal Correio Braziliense

Brasil

Chuva deixa capital fluminense em estado de atenção

Rio de Janeiro - A Defesa Civil do Rio de Janeiro voltou nesta quinta-feira (30/12) a informar que a cidade permanece em estado de atenção devido à chuva que atinge o município. Chove forte em bairros das zonas sul e norte e no centro da capital fluminense.

Por causa do mau tempo, o Aeroporto Santos Dumont opera com auxílio de instrumentos para pousos e decolagens. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável pela administração de aeroportos, 13 voos de chegada foram cancelados e seis estão atrasados. De partida, 13 também foram cancelados e seis estão com atrasos de pouco mais de meia hora.

A chuva forte não prejudica as operações de pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, que funciona sem restrições. De acordo com a Infraero, até as 10h desta quinta-feira, sete voos de partida estavam atrasados e dois foram cancelados.

O Instituto Nacional de Meteorologia informou que a frente fria que está estacionada sobre o Sudeste deixa o tempo nublado e com pancadas de chuva no Rio de Janeiro até o próximo domingo.

A Defesa Civil da capital pede aos moradores de áreas de encostas e locais sujeitos a deslizamento que fiquem atentos e, ao detectar sinais de trincas no solo e rachaduras nas paredes, devem se abrigar em local seguro até a chuva passar. A população também deve tomar cuidado com bolsões de água que podem ser formados em algumas ruas da cidade. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, que atende 24 horas.