Jornal Correio Braziliense

Brasil

Fortes chuvas deixam estragos no interior de Minas Gerais

Inundações, desabamentos, interdição de rodovias mobilizaram bombeiros e Defesa Civil

As fortes chuvas que atingem o Estado de Minas Gerais deixam autoridades e população em alerta. De acordo com a Defesa Civil Estadual, há registros de inundações e alagamentos em várias cidades do estado.

Em Santana dos Montes, na Região Central de Minas, os rios Fonte Limpa e Cachoeira, que cortam a cidade, transbordaram na noite desse domingo inundando dezenas de casas, provocando quedas de barrancos, barreiras e árvores. A MG-405, que liga a cidade a Cristiano Otoni, está parcialmente interditada por causa da queda de barreira e árvores. Bombeiros trabalham no trecho para liberar a estrada.

Segundo o prefeito Nelson Ferreira de Faria, os levantamentos ainda estão sendo feitos pela Defesa Civil municipal, mas pelo menos 65 residências foram afetadas e parte da população perdeu tudo. Os moradores afetados foram para as casas de parentes e amigos. A chuva forte começou por volta de 20h desse domingo e durou cerca de 1h30. Funcionários da prefeitura, militares de Santa de Montes e Carandaí fazem o balanço dos prejuízos e ajudam na limpeza das casas e ruas.

De acordo com o comandante da Polícia Militar, sargento Geraldo Conceição de Castro, o Rio Fonte Limpa, que passa no Centro da cidade subiu quatro metros e Bairro Liberdade, onde passa o Rio Cachoeira, pelo menos 50 residências foram atingidas. O sargento Castro informou que houve três deslizamentos numa montanha na região e a terra ajudou a represar a água do Rio Cachoeira. Estradas que ligam o Centro à Zona Rural também estão com trafego parcialmente interditado por causa da queda de barrancos.

Na Região do Vale do Rio Doce, o Rio Caratinga transbordou e inundou algumas cidades ao longo do percurso.

Em Inhapim, as áreas mais afetada foram a Avenida Osvaldo Silva Araújo, a Praça Alaíde Quintela, as ruas Manuel Silva Araújo e Amélia Godinho, no centro comercial da cidade. Segundo a prefeitura, a enxurrada começou por volta das 4h desse domingo e perdurou até, aproximadamente às 14hs. Mais de 100 pontos de inundação foram registrados. Não houve feridos e desabrigados.

A cidade de Ubaporanga, também sofreu com a cheia do Rio Caratinga, na madrugada desse domingo. Os moradores atingidos tiveram que ir para casas de amigos e parentes até a normalização do nível das águas. Não houve registro de feridos, nem mortos.

Em Dom Cavalcanti, também não houve vítimas com as inundações do Rio Caratinga, mas os prejuízos ainda estão sendo contabilizados.

Ainda na Região do Vale do Rio doce, o Rio Sacramento transbordou e atingiu a cidade de Vargem Alegre. De acordo com informações da prefeitura local, a situação está sob controle e não há vítimas.

BH e Região Metropolitana
Em Belo Horizonte e Região Metropolitana, a chuva desta nesta madrugada causou pelos menso 23 quedas de árvores.

Em Igarapé na Região Metropolitana de BH, caíram cerca de 10 árvores, na Rua Melissa, no Bairro Recanto dos Igarapés. Não houve registro de feridos.

De acordo com os Bombeiros, algumas árvores caíram sobre muros, fiações elétricas, casa e ruas. Não houve solicitações de desabamento, inundações ou desmoronamentos.

Previsão do Tempo
Nesta segunda-feira, o tempo fica instável em todas as regiões de Minas Gerais, devido à formação de áreas de instabilidade atmosféricas associada ao deslocamento de uma frente fria sobre o litoral do Sudeste do país. Há previsão de chuvas de intensidade mais forte acompanhadas de raios principalmente à tarde no Triângulo, Centro-Sul, Zona da Mata e parte do Leste mineiro.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o dia será nublado com chuva a qualquer hora do dia. Na capital, há risco de chuvas fortes no decorrer do dia e a temperatura máxima prevista é de 25;C.