O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá assinar, na próxima semana, uma medida provisória garantindo incentivos fiscais para empregadores que comprarem material reciclado de cooperativas de catadores de papel. ;Vou assegurar a vocês mais esse direito;, disse, ao participar da cerimônia de Natal dos catadores de papel e moradores de rua de São Paulo.
Lula disse que tem orgulho de ter tratado a categoria com o mesmo respeito com que tem tratado outros profissionais. ;Essas pessoas aprenderam a falar porque aprenderam a ter consciência, a entender que também tem seus direitos, aprenderam a andar de cabeça erguida porque catar papel não pode ser vergonha. É orgulho de levar para casa seu sustento. Morador de rua não é caso de polícia, mas de políticas públicas;, disse.
Lula disse, ainda, que a presidenta eleita, Dilma Rousseff, irá tratar os catadores de papel com o mesmo respeito que ele tratou durante seus dois mandatos. ;Podem ficar certos que vocês vão continuar tendo avanços porque a Dilma tem compromissos com vocês;, comentou.
No início do discurso, Lula pediu que todos rezassem um pai-nosso pela saúde do vice-presidente, José Alencar, internado no Hospital Sírio-Libanês há dois dias por conta de uma hemorragia digestiva. ;Para ele poder sair do hospital e no dia 1;, às quatro horas da tarde, estar na posse da Dilma;, disse. ;Essa reza transmite toda energia que queremos passar para ele;, completou.