Jornal Correio Braziliense

Brasil

Moradores do Complexo do Alemão aprovam teleférico na comunidade

Rio de Janeiro ; O teleférico do Complexo do Alemão, na zona norte da cidade, entrou nesta segunda-feira (20) em sua fase final de testes. Segundo a Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (Emop), ainda são necessários ajustes no equipamento, que deve começar a funcionar em março de 2011.

"São vários procedimentos de várias etapas, ajustes em várias peças e simulações de falhas no sistema eletromecânico. Vamos minimizar as falhas para que, em março, não tenha nenhum tipo de problema;, explicou o presidente da empresa, Ícaro Moreno.

A expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visite o teleférico amanhã (21).

O equipamento vai beneficiar cerca de 400 mil pessoas das 13 comunidades que compõem o conjunto de favelas e é visto com entusiasmo pela população. Com um sistema de 152 gôndolas, o teleférico tem capacidade para transportar 3 mil passageiros por hora e 30 mil por dia. O percurso, de 3,5 quilômetros de extensão, será feito em aproximadamente 15 minutos.

Morador da comunidade da Alvorada, o segurança Jaílton Nascimento, 44 anos, aprova a novidade. Para ele, além de ganhar um transporte mais rápido, os idosos serão os principais beneficiados. ;Vai melhorar muito. Não só pra mim, mas para as pessoas idosas também. Os idosos dependem de pegar kombi, que, muitas vezes, passam lotadas. O teleférico será de grande ajuda.;

Morador da Grota, uma das comunidades do complexo, o serralheiro José Alves, 50 anos, também destaca a integração com os trens urbanos, que será feita na estação de Bonsucesso. "É um transporte mais rápido. Creio que seja eficiente, até mesmo para levar as pessoas aos hospitais. Em casos de emergência, facilita bastante. É o progresso;, analisou o morador.

O teleférico também deve beneficiar pessoas que moram em outras localidades e frequentam o Alemão. É o caso da estudante Juliana Oliveira, 18 anos, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. ;Só de pensar em vir para cá e subir o morro dá até cansaço. Com o teleférico vai ser uma maravilha;, disse.

Ainda em fase de testes, o teleférico do Alemão é o primeiro transporte de massa por cabos do Brasil, de acordo com a Emop. No projeto do equipamento, além da estação de Bonsucesso, outras cinco foram construídas ; Morro do Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Fazendinha.