Este sábado (18/12) foi o quarto dia seguido em que o índice de atrasos nos aeroportos brasileiros ficou superior a um quinto dos voos. Em Brasília, 20,8% das decolagens, até às 18h, ocorreram fora do horário programado. A situação mais grave foi registrada no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, onde 43% dos voos saíram com atraso de mais de 30 minutos. Os transtornos também afetaram o Galeão, no Rio de Janeiro, onde a falta de pontualidade foi de 22,9%.
Entre as companhias aéreas, o destaque no quesito falta de compromisso com os usuários foi a Webjet, que teve 54% de atrasos. Em seguida vêm Gol (24,7%) e Tam (24,4%). Desde ontem, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) colocou em prática um pacote de medidas para evitar o caos iminente, mas até agora os atrasos continuam.
O pacote emergencial será mantido até 3 de janeiro e inclui providências como aumento das equipes de atendimento e equipamentos da Infraero, ocupação de todas as posições de check-in das companhias nos horários de pico e proibição de overbooking.