As polícias civil e militar realizam hoje (15/12) uma operação conjunta para desbaratar um grupo de extermínio suspeito de praticar tortura e homicídios no Sertão pernambucano. A Operação Capitão Gancho já cumpriu cinco mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela 1.; Vara Criminal da Comarca do município de Afogados da Ingazeira.
Entre os presos estão três policiais militares da região. Um sexto integrante da quadrilha foi preso na segunda-feira passada no Recife. A operação aconteceu simultaneamente nas cidades de Afogados da Ingazeira, Sertânia e São José do Egito. Participam dos trabalhos 60 policiais, 40 civis e 20 militares.
De acordo com as investigações, realizadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pelo Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil, o grupo praticou pelo menos três homicídios e vários crimes de tortura. Com a prisão dos suspeitos a polícia espera agora elucidar outras mortes que podem ter sido praticada pela quadrilha..
As diligências tiveram início em outubro de 2010 e a diretoria geral de operações da Polícia Judiciária coordena a operação que foi batizada de Capitão Ganho porque o nome da fazenda do líder da quadrilha, localizada na cidade de Afogados da Ingazeira é conhecido como Neverland, a Terra do Nunca, do filme Peter Pan.