Jornal Correio Braziliense

Brasil

Exposição e 'twittaço' marcam Dia Internacional dos Direitos Humanos

Brasília - Para lembrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado hoje (10), o Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia convida todos os usuários do Twitter para uma mobilização (;twittaço;) em apoio aos direitos humanos.

A data marca o 62; aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o primeiro documento a reconhecer, no âmbito internacional, direitos fundamentais aplicáveis a todos, independentemente de raça, etnia, gênero, origem, religião, idade, situação civil, condição de saúde, ou qualquer outra forma de diferenciação.

O programa é uma parceria entre seis agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e o o governo brasileiro, com apoio do Fundo para o Alcance dos Objetivos do Milênio, criado pelo governo espanhol.

Outra atividade que marcará a data é a inauguração, em Belo Horizonte, da exposição Direitos Humanos, Imagens do Brasil, com curadoria de Denise Carvalho. Está prevista a participação do ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi. No evento, haverá o lançamento do livro com o mesmo nome, de autoria do historiador e jornalista Gilberto Maringoni, com projeto gráfico de Victor Burton.

As atividades integram a 5; Semana dos Direitos Humanos: Iguais na Diferença. A exposição e livro têm dois ensaios curtos e 156 imagens históricas.