Jornal Correio Braziliense

Brasil

Operários do PAC voltam a trabalhar no Complexo do Alemão, no Rio

Rio de Janeiro ; As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, foram retomadas nesta terça-feira (7/12). Após duas semanas de paralisação devido à operação conjunta entre as polícias militar e civil com as Forças Armadas na localidade contra os traficantes, os operários voltaram a trabalhar na conclusão do teleférico e nas demais obras que compõe o PAC do Alemão.

Segundo nota divulgada pela assessoria da secretaria estadual de Obras do Rio, o investimento do PAC no Alemão está estimado em R$ 725 milhões e ;somente as obras do teleférico e a pavimentação de 30 quilômetros de ruas na comunidade ainda não foram entregues;.

Foram entregues 728 casas, o Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes, um Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante, o Complexo de Atendimento à Saúde com uma Unidade de Pronto-Atendimento 24h (UPA), e obras de infraestrutura na comunidade.

A nota informa a suspensão das obras por duas semanas não alterou o cronograma para a inauguração do teleférico. Neste mês serão realizados testes e em janeiro de 2011 está prevista a inauguração.

O trajeto do teleférico tem cerca de 3,9 quilômetros com cinco estações no Complexo do Alemão: Morro do Adeus, Morro da Baiana, Alemão, Itararé/Alvorada e Fazendinha. O percurso que hoje é feito em uma hora e meia de Bonsucesso até a Fazendinha, passará para 19 minutos. São 152 gôndolas com capacidade para dez pessoas cada que devem transportar 30 mil passageiros por dia.