O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou neste sábado (4/12) que o comando das operações das forças de paz nos complexos do Alemão e da Penha ficarãosob a responsabilidade do Exército. Jobim participou de uma coletiva de imprensa acompanhado do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do secretário de Segurança do estado, José Mariano Beltrame, e de representantes das forças de segurança envolvidas na operação.
;É importante deixar claro que o comando é do exército. Os efetivos estaduais, civis e militares, terão seus comandantes intermediários", afirmou Jobim. Segundo o ministro, a ação será avaliada periodicamente, a cada 30 dias, para definição da permanência do contingente. A ocupação do Exército não tem prazo determinado para acabar.
Jobim também informou que os militares do Exército subirão morros para fazer patrulhamento, revista e prisões em flagrante. Os trabalhos de busca e apreensão ficarão por conta de policiais civis e militares. Já a Aeronáutica e a Marinha ficarão de prontidão para apoiar com os recursos necessários.
O Complexo do Alemão foi ocupado no último domingo, com o apoio das Forças Armadas. No dia 25 de novembro, a polícia entrou na Vila Cruzeiro.