São Paulo ; Famílias de sem teto que ocupavam um prédio na Avenida Ipiranga, região central da cidade de São Paulo, deixaram o local hoje (25/11), entre as 7h30 e as 9h20, em cumprimento a uma determinação judicial. Não houve incidentes durante a desocupação.
Para a saída das famílias, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) teve de interditar um quarteirão, entre as avenidas Ipiranga e São João, o que levou à mudança de rota de algumas linhas de ônibus e à busca de alternativas por parte dos motoristas que, normalmente, transitam no local.
Pouco antes de serem esvaziados os 13 andares do edifício, um dos líderes da Frente de Luta por Moradia (FLM) Osmar Borges informou que a desocupação seria organizada para que as cerca de 1,2 mil famílias pudessem sair aos poucos, sem oferecer resistência.
As famílias estavam no local desde o último dia 4, data em que, simultaneamente, quatro prédios foram ocupados em um movimento articulado para pressionar as autoridades a transformar imóveis abandonados na região central em moradias populares.