Jornal Correio Braziliense

Brasil

Receita Federal apreende mercadorias irregulares na 25 de Março, em SP

São Paulo ; Após encontrar ;fortes indícios da prática de crimes de sonegação, descaminho e contrabando; por parte de proprietários de 170 lojas da Rua 25 de Março, na região central de São Paulo, a Receita Federal e as polícias Federal e Militar iniciaram nesta segunda-feira (22/11) uma operação para combater o comércio irregular no local.

Um primeiro balanço só deve ser divulgado nesta terça-feira, mas a Receita já confirmou a apreensão de tênis falsificados, peças de som automotivo e outros eletroeletrônicos de origem duvidosa que, juntos, estão avaliados em R$ 300 mil. Também foram apreendidas máquinas de videobingo que levantaram a suspeita de que uma casa de jogos de azar funcionava no local.

A Operação Receita de Natal teve início às 10h30 de hoje e contou com a participação de 100 servidores da Receita, 80 policiais militares e 20 agentes federais. Com um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal, os agentes vistoriaram parte das 170 lojas existentes no local. Subdivididas, estas lojas representam quase mil pontos de venda.

Segundo a assessoria da Receita Federal, embora a vistoria tenha sido interrompida por volta das 15h de hoje, a operação ainda não acabou. Como o mandado judicial não estabelece um prazo final, policiais e servidores da Receita irão permanecer no local por tempo indeterminado a fim de impedir que mercadorias ilegais ou documentos sejam retirados do local.

Como a Receita não tem o poder de fechar os estabelecimentos em que forem encontradas mercadorias irregulares, algumas lojas continuam atendendo aos clientes normalmente. A Receita, no entanto, está fiscalizando também os consumidores no ato da compra. A pessoa que não apresentar a nota fiscal terá o produto apreendido.